sábado, 12 de junho de 2010

Hachiko - Sempre a Seu Lado



Sempre fui meio avesso a filmes onde o foco é em animais. Me lembro bem de ter gostado de "O Corcel Negro" na infância. E num período ainda mais distante (velhice detected) fui fã da Lassie (lógico, em uma de suas reprises televisivas tardias) a ponto de querer ter um collie de qualquer maneira. Mas ainda assim, a enxurrada de filmes de Digbys, Benjis, e outros genéricos por todos os 80's minaram totalmente a minha paciência pra esse tipo de esforço cinematográfico.

Eis que passado muito tempo, tendo evitado bravamente vários filmes de 4 patas, até mesmo o tão falado e popular "Marley e Eu", acabei vendo um filme "de bicho". No caso esse "Hachiko". E não é que o filme foi bonzinho? Uma história simples, inspirada num fato real, onde a direção teve a esperta sacada de conduzir a trama através do cachorro, mas não deixar toda a responsabilidade de contar a história nos ombros dele, e colocando atores convincentes nos papéis de coadjuvantes ao canino.

Contando com um Richard Gere bastante correto no papel principal (humano, porque o ator principal do filme é o cachorro, mesmo), fazendo o papel de um professor de música que encontra o cachorro-título do fílme perdido na estação onde pega o trem que o leva e traz todos os dias do trabalho. Ele tenta devolver o filhote, que se extraviou da encomenda da qual fazia parte. Mas como ninguém tem idéia de onde veio nem para quem devesse ser entregue, acaba tomando conta da pequena e simpaticíssima bola de pelo... E como é normal nesses casos (até mesmo na vida real), o que era provisório acaba ficando definitivo.

Um bom filme, nada muito novo, mas uma bonita porém triste história. Aos que são de chorar em filmes, recomendo lenços à mão.