quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Tribal falando do Primitivo

Hoje estava eu a caminho do trabalho, passei pelo famoso e ao mesmo tempo famigerado mercadão da Uruguaiana. Volta e meia eu passo por ali dependendo do transporte que eu pegue para ir pro trabalho, acaba sendo um caminho costumeiro.

Me chamou atenção um fato. Dia desses num fórum onde participo apareceu uma discussão meio filosófica a respeito de religião, e coisas associadas. Em certo ponto do debate, alguém utilizou para defender uma corrente protestante que seguia um exemplo onde afirmava que religiões afro-brasileiras são tratadas como "manifestações culturais" enquanto que os protestantes de sua denominação são execrados pelos seus cultos. A pessoa insistia no teor, digamos tribal das religiões afro-brasileiras, na questão do sacrifício de animais, na magia negra e sugeria até a questão de morte de pessoas em rituais. A questão seguiu adiante no tópico do fórum, mas algo que vi a caminho do serviço hoje me fez voltar a pensar no assunto.

Em uma daquelas barracas de crenteware do mercadão, uma TV de LCD instalada de frente pra rua passava um DVD. Digo que fiquei tão espantado com o que vi, que não me lembrei de procurar saber o nome da cantora, ou pastora, ou seja lá qual fosse a função da moça do vídeo. O clipe que assisti retratava um momento em um show em que o auge da coisa acontecia, o que eu conheço lá dos primórdios da minha educação religiosa como talvez "receber o espírito santo", ou qualquer que seja o nome que eles dêem a isso em sua seita. Mas não foi esse o ponto que chamou minha atenção. A forma com que isso acontecia, e a forma como a moça se comportava, como conduzia a cerimônia e colocava a voz, era tão semelhante a uma possessão, a um ritual primitivo, que se suprimissem os termos específicos da religião, aquilo poderia ser interpretado da mesma forma que uma possessão em uma religião afro-brasileira, ou qualquer outra forma de transe tribal de religiões consideradas pagãs ou primitivas.

Me causou espanto o paradoxo de que, alguns religiosos se achem mais certos que outros, façam uma campanha incessante para difamar uma outra religião, dediquem tempo em cultos e programas de tv para tentar arrebanhar fiéis advindos de outras igrejas, mas ironicamente tenham práticas e ritos tão semelhantes. Digamos que tive meu momento de pensar "Dancem macacos, Dancem"